quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Agentes mágicos


                             

Origem da palavra Exu  - EXUD (palavra hebraica originada do sânscrito, por sua vez oriundo do idioma adâmico e que significa POVO BANIDO). Foi usada originalmente pelos Etíopes (originários dos Atlantes).

Observação: Na Atlântida, nos Templos da Luz, na primitiva AUMPRAM, eram conhecidos como AGENTES MÁGICOS e identificados pelos magos brancos como formas geométricas.
 É preciso lembrar que com as grandes migrações atlantes, os etíopes fora para a África, levando consigo toda a cultura ancestral da aumpram original. Com sua miscigenação com os povos autóctones africanos e seus cultos tribais, quando os escravos vieram para o Brasil eles trouxeram o culto aos exus adaptados à cultura africana através do candomblé, que em sua essência nada tem a ver com a umbanda. Ver em “Umbanda essa desconhecida” de Roger Feraudy, sobre as origens das escolas Jônica e Dórica, que corroboram a idéia de povo banido.

Agente Mágico

É um ser composto por um fluido impessoal, sem representação forma, servindo de veículo para toda e qualquer magia, sintetizada em suas sete gradações nos 7 planos de manifestação. Contrariando o que muitos pensam, os agentes mágicos mais importantes não são seres com reencarnações terrestres. Não se sabe sua origem cósmica.

São o veículo universal através do qual podem se transmitir todas as vibrações do Cosmo (meio condutor que é da luz, do som, do calor, da eletricidade, da telepatia, das ondas hertzianas, das microondas, etc.). Se ouvimos o som das palavras, por exemplo, é porque a transmissão do som está acontecendo e quem faz isso são os agentes mágicos. Conhecido como o subconsciente de Deus (a própria essência elemental que vai se constituir a setessência da matéria ).

Foram individualizados simbolicamente pelos magos brancos pelos efeitos que produziam no plano físico, através dos 7 planetas aos quais estavam ligados. Daí cada um ter recebido o nome de um planeta sagrado (nome esotérico).

É preciso que se fale que na umbanda verdadeira trabalham apenas aqueles voltados para o bem e para o amor, pois os verdadeiros Agentes Mágicos (exus), nada mais tem a ver com magia negra e trabalham todos como poderosos auxiliares de Orixás, guias e protetores.

Exus verdadeiros não bebem, não promovem sacrifícios de qualquer tipo, não dançam, não fazem magia negra (não interferem no carma das pessoas), etc. Eventualmente usam charutos, mas não porque tenham o hábito de fumar (o que seria ridículo pensar); usam o charuto apenas para direcionar (com a fumaça) a ação do fogo, por onde podem transmutar a magia. É antiga e enganosa a idéia que se faz de que exus são criaturas brutas, vulgares e que trabalham na “esquerda”.

 Nomes esotéricos e razão dos nomes populares dos Exus (os nomes esotéricos eram conhecidos apenas pelos magos da Atlântida)

7 ENCRUZILHADAS  -  HALASHURÚ
Senhor dos planos e sub planos do mundo astral (os caminhos se entrelaçam, se cruzam em densidades variadas). Daí o nome 7 Encruzilhadas.

TRANCA RUA  - MUAINGA
Responsável pelos portais dimensionais do mundo astral (impedindo a passagem ou selecionando aqueles que podem transitar pelas comunicações vibracionais, como ruas, de um sub plano a outro). Daí o nome Tranca Rua.

MARABÔ  - ISOSHÔ
Era conhecido como PARA AGO (Para = Terra e Ago = perdão / súplica). Responsável pelo alivio das culpas e perdões dentro da lei justa de causa e efeito para todos os filhos encarnados. Daí o nome Para Ago (perdão aos homens da Terra). Por corruptelas deu Marabô.

GIRAMUNDO - AGANAX
Agente mágico da justiça. Em qualquer lugar dos sub planos ele redistribui a lei cármica. Presente em todos os quadrantes do mundo físico. Ele se desloca, gira pelo plano astral e denso. Daí o nome Giramundo.

POMBA GIRA  - YAMANÁ
No culto público que os magos brancos efetuavam na Atlântida, em seus templos da luz, o agente mágico era representado nas procissões por um estandarte amarelo, tendo ao centro uma pomba branca de asas abertas, responsável pela energia do kundalini. Representava a pureza e as asas abertas significavam que ela estava em toda parte. Daí o nome Pomba Gira.

TIRIRI - YROY
Seu nome original era IANGÍ, que significava o primogênito, a criança (no idioma devanagarí ou língua dos deuses). Por sucessivas corruptelas deu o que conhecemos hoje com o nome Tiriri.

PINGA FOGO - AMYROY
Responsável pela manipulação do elemento ígneo, no seu aspecto transcendental (ou o fogo invisível). Daí o nome Pinga Fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário