terça-feira, 8 de maio de 2012

METAIS PLANETÁRIOS




Os metais são "a carne dos deuses e das deusas", os ossos da Terra, manifestações dos poderes do universo. Para nossa percepção, podem ser caros ou comuns, bonitos ou meramente interessantes ou úteis. Todos são instrumentos mágicos poderosos. Seu uso - ou proibição - ritual é tão velho quanto a própria magia. Da mesma forma que os povos antigos percebiam forças dentro das pedras, também se descobriu que os metais contêm energias com tremendas influências. Um protegia do mal, outro expulsava pesadelos, um terceiro era empregado apenas em honra das forças por trás da vida e do universo. Mais tarde, quando os humanos delinearam a tecnologia para libertar os metais de suas matrizes rochosas, o saber sofisticado da magia dos metais evoluiu mais ainda. 
Atualmente ela está quase esquecida, como o conhecimento das ervas e das pedras já esteve. Isso é muito ruim porque os metais são igualmente poderosos e eficazes na magia. Eles podem ser empregados sozinhos ou em combinação com as pedras. Se você é um lapidador ou joalheiro, pode fazer seus próprios anéis, braceletes e coroas. Se não, muitas peças potentes estão à venda nas lojas ou podem ser feitas sob encomenda. A magia dos metais não exige o investimento de meio quilo de ouro ou de uma tonelada de prata, nem você terá de viajar para terras distantes à procura de minas legendárias. Os metais estão em todo lugar ao nosso redor. Para executar sua magia, tudo de que precisa é conhecer as energias que nos aguardam em seu interior.
Pelo menos desde os tempos da antiga Babilônia, certos metais têm sido associados aos planetas. Esse sistema, feito para emprego nos rituais, permaneceu constante até hoje. Para executar um encantamento relacionado a algum dos planetas, energize um metal com sua necessidade mágica específica e use-o em algum ritual significativo, como faria com as pedras. Os metais podem ser levados consigo, carregados, postos em bolsinhas de tecido ou colocados próximo a velas ou pedras - não há limites. Tendo presente que os antigos viam o Sol e a Lua como planetas, eis uma lista de corpos celestes e de seus respectivos metais:

SOL- ouro
LUA - prata
MERCÚRIO - mercúrio (azougue), eletro
VÊNUS - cobre
MARTE - ferro
JÚPITER - estanho
SATURNO – chumbo

Desde esses tempos longínquos foram descobertos outros metais, mas esse é o sistema básico.

Metais elementais

Embora os metais sejam obviamente ligados à Terra, também são atribuídos a cada um dos elementos a fim de proporcionar uma outra estrutura nos rituais. Veja na Parte IV as influências mágicas dos elementos.

TERRA rege chumbo e mercúrio
AR rege alumínio, mercúrio e estanho
FOGO rege antimônio, bronze, pedras Boji, ouro, ferro, meteorito, pirita e aço
ÁGUA rege cobre, magnetita, mercúrio e prata
AKASHA rege pedras Boji e meteorito O mercúrio, devido a suas propriedades peculiares, é regido conjuntamente pela Terra, Ar e Água.

O eletro e outros amálgamas, ou formas mistas de metais, são obviamente governados pelos elementos que regem cada um de seus componentes (por exemplo, um eletro de ouro e prata é regido pelo Fogo e pela Água). Esses dois sistemas de associações são mais uma vez instrumentos que o mago pode utilizar na criação de rituais. São sistemas, não camisas-de-força!(não tem suas energias contidas ou presas)

AÇO
Energia: emissora
Planeta: Marte
Elemento: Fogo
Poderes: proteção, antipesadelos, cura
Saber e ritual mágico: Houve um tempo em que se achava que o aço protegia contra duendes, que pareciam ser malvados.
Usos mágicos: O aço é um metal relativamente moderno e não tem muita história na magia. No entanto, foram descobertos e preservados alguns usos. Por exemplo, pedacinhos de aço são levados para proteger contra negatividade. Um anel de aço também serve como um amuleto protetor.
Segure qualquer faca de aço sem fio. Visualize-a perfurando e expulsando a negatividade. Bloqueie os impulsos negativos para que não o perturbem. Veja-se acordando de manhã novo e rejuvenescido. Depois, ponha a faca debaixo de sua cama e durma. Você não deve ter pesadelos. Magia popular americana: um anel de aço usado fielmente na mão previne o reumatismo.

ALUMÍNIO
Nome vulgar: alumínio
Energia: emissora
Planeta: Mercúrio
Elemento: Ar
Poderes: inteligência, viagem, magia com imagem
Usos mágicos: O alumínio é, talvez, o metal mais mal utilizado nos tempos modernos. Os utensílios de cozinha de alumínio há muito estão em uso atual, apesar do aparente perigo do calor transferir certos elementos do metal ao alimento cozido com resultados possivelmente arriscados. O alumínio, ou formas desse metal leve, é encontrado em tudo, desde compostos de aspirina até antiperspirantes. É empregado para criar vasilhames de refrigerantes e partes de aeronaves. É um metal "moderno", sem história de uso entre os povos primitivos. Algumas vezes, é recomendado como alternativa do mercúrio, que tradicionalmente é atribuído ao planeta do mesmo nome. Certamente, é menos perigoso para ser usado, mas não cozinhe com ele. Na magia, pedacinhos de alumínio podem ser carregados para estimular as atividades mentais (inteligência). Devido às suas modernas associações com viagens, também é empregado nos encantamentos que envolvem jornadas a terras distantes. O papel-alumínio, que deveria ser banido de todas as cozinhas do mundo, pode ser um instrumento da magia por imagem.

BRONZE
Energia: emissora
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Metal associado: ouro
Poderes: cura, dinheiro, proteção
Usos mágicos: O bronze há muito tem sido empregado como um substituto do ouro em magia. Embora não possua todos os atributos do ouro, serve para os rituais que atraem dinheiro.

CHUMBO
Energia: receptora
Planeta: Saturno
Elemento: Terra
Ervas associadas: rosa, urtiga, arruda, cominho
Poderes: divinação, proteção, magia defensiva
Saber e ritual mágico: O chumbo tem sido usado em magia há muito tempo. Na Grécia antiga, lâminas desse metal eram energizadas em rituais e inscritas com "palavras de poder". Geralmente eram empregadas nos conjuros negativos porque o chumbo garantia a continuidade do encantamento. Durante o século XI na Índia, amuletos e figuras feitas com o objetivo de provocar a concepção ou aumentar a fertilidade dos jardins e pomares eram gravadas em tabuinhas de chumbo.
Usos mágicos: O chumbo é um metal pesado que provoca a morte quando absorvido pelo corpo.Os romanos antigos descobriram isso ao empregarem o chumbo para fazer pratos e utensílios de cozinha. O chumbo é usado ou empregado em encantamentos de proteção e também tem um papel na magia defensiva. Pode ser posto perto da entrada da casa para evitar que a negatividade entre.

COBRE
Energia: receptora
Planeta: Vênus
Elemento: Água
Divindades: Afrodite, Astarte, Ishtar
Pedras associadas: cristal de quartzo, esmeralda
Ervas associadas: mimosa
Poderes: direcionamento da energia, cura, sorte, amor, proteção, dinheiro
Saber e ritual mágico: O cobre, um metal laranja-avermelhado, há muito tem sido ligado ao divino. Durante os tempos antigos na Mesopotâmia, era atribuído à Rainha dos Céus bem como às deusas associadas ao planeta Vênus. Estas incluem Ishtar, Astarte e, talvez, Inanna, a predecessora sumeriana das primeiras duas deusas mencionadas. Também foi consagrado ao Sol na Babilônia, bem como pelos antigos habitantes do noroeste do Pacífico, nos EUA.
Usos mágicos: O cobre é bastante conhecido como condutor de eletricidade. Um de seus usos modernos é a fabricação de bastões com tubos de cobre. Estes possuem no topo cristais de quartzo e são envolvidos com couro ou outro material de proteção. Tais bastões são empregados em rituais mágicos para direcionar a energia. Esse metal também é trazido junto ao corpo durante o ritual com a mesma finalidade: intensificar a capacidade do mago de direcionar a energia ao objetivo. Há muito tem sido empregado para estimular a cura. Isso se dá devido à capacidade do cobre de equilibrar a polaridade do corpo, ou o fluxo das energias emissoras e receptoras. Bloqueios no padrão dessas energias, de acordo com xamãs ou curadores, leva a desiquilíbrios e, por isso, a doenças.

ELETRO

Usos mágicos: Eletro é um termo geral que descreve uma mistura, ou liga, de metais. Ouro, prata e platina são geralmente encontrados em algum tipo de combinação no eletro empregado em magia. O eletro natural é raro e já foi muito procurado para a magia. Hoje em dia, todavia, ele é produzido artificialmente, mas tal fato não diminui suas energias. O processo de misturar os metais combina seus poderes. O "novo" metal assim criado é empregado em várias operações mágicas, talvez uma que requeira as forças somadas de vários planetas diferentes, ou para um objetivo específico. Há centenas de anos um eletro de ouro e prata era feito em forma de taça. Se uma solução venenosa fosse despejada na taça, o eletro revelava sua presença emitindo um arco-íris e faíscas semicirculares. Embora não tenhamos de levar isso muito a sério (tal efeito pode ser visto pela visão extra-sensorial também), pois certamente o envenenamento não é tão comum hoje como antigamente, esse é um exemplo dos poderes atribuídos ao eletro.
Os antigos egípcios faziam joias do eletro natural. Os magos contemporâneos, hábeis em artesanato de metais, fabricam seus próprios eletros para fins específicos. Por exemplo, um Wiccano, dedicado aos velhos Deus e Deusa da natureza, pode usar um anel ou pingente de eletro de ouro e prata. Isso simbolizaria a unidade das duas divindades primitivas. Atualmente, o eletro raramente está à venda, e geralmente deve ser feito sob encomenda.

ESTANHO
Energia: emissora
Planeta: Júpiter
Elemento: Ar
Poderes: divinação, sorte, dinheiro
Usos mágicos: O metal de Júpiter é empregado numa divinação semelhante àquela vista no item sobre o chumbo. Na véspera do Ano Novo, uma noite sem igual para prever o futuro, derreta uma pequena quantidade de estanho numa taça de ferro sobre uma chama (o bico de gás do fogão serve). Uma vez que esteja derretido, jogue-o num balde com água gelada. Limpe o chão se necessário e examine a forma e as dobras ou o desenho que podem aparecer sobre ele. Adivinhe o futuro usando esse nódulo. O estanho também é levado como um objeto que dá sorte e o metal pode tomar a forma de um talismã que atraia o dinheiro contendo imagens minúsculas de notas de dólar gravadas na superfície.

FERRO
Energia: emissora
Planeta: Marte
Elemento: Fogo
Divindade: Selene
Pedras associadas: cristal de quartzo, olho-de-boi
Metais associados: magnetita, meteorito
Poderes: proteção, magia defensiva, força, cura, centramento, recuperação de bens roubados.
Usos mágicos: O ferro - poder emissor puro, ativo, perseguidor, ofuscante, embaralhador, protetor. Para uma proteção potente, coloque pedacinhos de ferro em cada cômodo da casa ou enterre-o nos cantos de sua propriedade. Antigamente, empregavam-se cercas de ferro para deter o fluxo de negatividade no lar.

MAGNETITA
Nomes vulgares: magneto, pedra-guia, magnetis (grego antigo), shadanu sabitu (assírio antigo), pedra Hércules, piedra iman (espanhol contemporâneo).
Energia: receptora
Planeta: Vênus
Elemento: Água
Ervas associadas: sândalo, rosa, milefólio, lavanda
Estrela associada: Polar (a estrela do norte)
Pedra associada: coral
Metais associados: ferro, cobre, prata, ouro
Poderes: poder, cura, atração, amizade, amor, fidelidade, problemas sexuais masculinos, vontade, proteção, negócios, dinheiro, jogos de azar.
Usos mágicos: A magnetita é uma pedra de poder empregada para reforçar os encantamentos. É adicionada aos sachês ou amuletos de ervas, posta no altar, usada para aumentar a capacidade do mago de invocar e liberar energia. Na magia cerimonial da Idade Média era gravada com a figura de um cavaleiro de armadura. Essa pedra era utilizada durante os rituais para dar poderes mágicos. Ela é usada basicamente na magia de atração. Por ser um magneto natural, é manipulada no ritual para atrair objetos ou energias para seu usuário. Assim, pode ser empregada em qualquer tipo de encantamento.
A magnetita, devido a seus poderes magnéticos, é empregada para retirar a doença e a dor do corpo. Os verdadeiros curadores, que enviam energia para dentro do corpo da pessoa doente, para apressar seus poderes naturais de cura (ou, especificamente, para corrigir desequilíbrios ou bloqueios no fluxo de energias corporais), podem usar a magnetita como um meio de concentração de suas energias. A pedra pode ser passada ou colocada sobre a parte do corpo afetada. Qualquer magnetita empregada em rituais de cura para absorver a doença deve ser limpa depois de cada uso.(Isso deve ser feito não só com a magnetita mas com qualquer tipo de pedra,do mesmo jeito que a magnetita tem um campo magnético que atrai energia,as demais pedra também,e precisam ser limpas,senão as energias que ficaram impregnadas na pedra podem passar para seu usuário).

MERCÚRIO
Nome vulgar: azougue
Energias: emissora, receptora
Planeta: Mercúrio
Elementos: Água, Terra, Ar
Saber e ritual mágico: Mercúrio - aquela estranha "prata" brilhante que nunca se solidifica. Mágica e misticamente, é um metal complexo. Possui uma natureza dupla - emissor e receptor, yin e yang, metal e líquido. Devido a seu peso denso, o mercúrio é regido pelo elemento Terra. Por aparecer no estado líquido, também é regido pela Água, e seu movimento rápido significa Ar. Ele é tão venenoso que esse seu aspecto poderia, talvez, ser regido pelo Fogo. Convenhamos que o mercúrio é estranho. Tem sido empregado em magia, em parte, devido à sua aparência única e às suas propriedades. Porções de mercúrio, por exemplo, eram outrora seguras nas mãos e usadas como veículos de leitura. Com essa mesma finalidade, também se empregavam esferas transparentes de vidro hermeticamente fechadas, com rolhas cheias de mercúrio e colocadas de cabeça para baixo num aparador. Um talismã popular até hoje é feito de uma noz moscada furada repleta de mercúrio e sigilada. É levada para ter boa sorte em jogos de cartas, dados, cavalos e números. Porém, o mercúrio é perigoso se for inspirado, ingerido ou mesmo tocado por períodos prolongados. Seus empregos mágicos são por isso limitados e, talvez nem se precise dizer, arriscados.

METEORITO
Nome vulgar: aerólito
Energia: emissora
Planeta: nenhum, os meteoritos são associados ao Universo
Elementos: Akasha(É a origem,o espaço cósmico,o éter,o quinto elemento) Fogo
Divindade: A Grande Mãe
Pedras associadas: peridoto, diamante
Poderes: proteção, projeção astral
Saber e ritual mágico: Os meteoritos há muito fascinam o homem. Têm sido vistos como presentes dos deuses e das deusas. Alguns, como a pedra da Kaaba em Meca, e aquela que se pensa representar a Grande Mãe na Frígia, têm sido objeto de adoração como símbolos da divindade. Uma pedra de quatro toneladas vinha sendo reverenciada na China como um objeto sagrado desde 1200. Ela tem a forma de um boi agachado e fica num santuário budista. Recentemente, um grupo de geólogos chineses estudou a pedra e concluiu ser um meteorito que aterrissou há cerca de 1300 anos atrás. A pedra não é mais objeto de culto.Em alguns lugares da Terra, os meteoritos eram usados para explicar a origem da vida. Se rochas caíam do espaço na Terra, também podiam cair plantas, animais e gente. Os meteoritos, simbolicamente, podem ser encarados como o espiritual penetrando o material, como poder astral, de ordem divina ou capricho, embora um amigo meu diga que sejam os remanescentes de aeronaves espaciais derretidas provindas de galáxias distantes.
Usos mágicos: Os meteoritos são literalmente coisas extraterrestres. Possuem os poderes do vôo intergaláctico, do movimento, da velocidade e da energia liberta da gravidade. Use-o em rituais de proteção e ponha um no altar perto de velas brancas. Ou tenha-o na mão. Também são utilizados para promover a projeção astral. Use um pequeno meteorito, ou um seu fragmento, colocado debaixo do travesseiro durante tentativas de projeção astral consciente.

OURO 
Energia: emissora
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Pedras associadas: cristal de quartzo, lápis-lazúli, olivina, peridoto, sardônica, pedra-do-sol, topázio, turquesa, zircão
Metais associados: magnetita, pirita
Poderes: poder, cura, proteção, sabedoria, dinheiro, sucesso, problemas sexuais masculinos.
Saber e ritual mágico: O ouro está intimamente ligado a divindades, principalmente a deuses associados ao Sol. Ao longo dos tempos, quando encontrado ou obtido por meio de troca, era muitas vezes o material preferido para fazer imagens sagradas e decorar altares. Nos últimos tempos, o preço da onça do ouro subiu muito, e continua a flutuar. Embora as razões para esse aumento não interessam para a magia, esse interesse mundial pelo precioso metal indica o poder, ainda que apenas financeiro, que o ouro possui. Magos que trabalhem quase exclusivamente com a energia solar usam joias rituais de ouro para sintonizarem-se com aquela fonte de poder. Entre os Wiccanos, as Suma Sacerdotisas e aqueles que reverenciam o Sol como símbolo do Deus, geralmente usam ouro.
Usos mágicos: O ouro, talvez o metal mais potente em magia, é empregado para emprestar sua energia aos rituais. As joias de ouro realçam a capacidade do mago em evocar e enviar poder. Usar joias de ouro na vida normal aumenta seu poder pessoal, promovendo a coragem, a segurança e a força de vontade. Usam-se correntes de ouro no pescoço para conservar a saúde e bandas de ouro para aliviar a artrite. Usá-lo normalmente dizem que garante a longevidade. Devido a seu brilho solar, é um metal protetor. O ouro puro pode ser empregado ou trazido consigo como um guardião.

PEDRAS BOJI
Energia: emissora
Planeta: Marte
Elementos: Fogo, Akasha
Poderes: poder, proteção, cura, equilíbrio de energias
Usos mágicos: As pedras Boji são uma espécie de enigma.Muitos peritos tentaram descobrir sua composição, mas eles não têm certeza do que elas sejam - formas cristalinas de ferro? Pseudomorfos (quando substâncias minerais ou orgânicas são substituídas por metal, neste caso?). Ela parece ser uma vértebra fossilizada de algum animal primitivo, no qual o osso foi substituído por um tipo de pirita. Seja o que forem, as pedras Boji emitem vibrações vigorosas que parecem ser úteis para equilibrar as energias do corpo, resultando em serenidade, centramento e cura.Essas pedras retiram todo o tipo de dor que a pessoa sente,tende se puder segurar uma pedra boji e saberá. Certamente, são protetoras já que recarregam nossas defesas psíquicas. Quanto a outras utilidades, talvez as descubramos juntos.
Dizem que a pedra boji é uma "pedra viva". Do livro "Prevenções e cura com pedras", de Karl Stark e Werner E. Meier, observa-se o seguinte: a diferença entre a boji e as outras pedras de cura e adorno é que a boji é uma pedra viva e, assim como os seres vivos, classificam-se também em macho e fêmea. Os machos são ásperos na parte superior, enquanto as fêmeas têm uma estrutura superior mais lisa e fina. Como nós, as bojis também precisam de amor, afeto e carinho e, as que não recebem estes sentimentos começam a dissolver, transformam-se em poeira e perdem a energia... Muitas pessoas percebem que as bojis se movem na própria casa e são encontradas depois...Quando se acaricia esta pedra misteriosa, seus campos energéticos sensíveis são ativados.

PIRITA
Nomes vulgares: ouro de tolo, marcassita, pirita de ferro
Energia: emissora
Planeta: Marte
Elemento: Fogo
Poderes: dinheiro, divinação, sorte.
Saber e ritual mágico: A pirita era usada pelos mexicanos antigos em forma de espelhos polidos que podem ter servido para adivinhar o futuro. Pedaços desse estranho mineral também eram postos nas bolsas de medicamentos dos xamãs dos índios americanos. Na China antiga, essa pedra era usada para proteger-se de ataques de crocodilos, um problema que, felizmente, a maioria de nós parece evitar sem a pedra.
Usos mágicos: Popularmente conhecida como "ouro dos tolos", a pirita aparece muitas vezes associada ao ouro verdadeiro. Então, quem é o tolo?
A pirita também é levada para atrair dinheiro e sorte. Uma superfície achatada e brilhante de pirita pode ser empregada como um espelho mágico para despertar impulsos sensitivos. Se levado com você, atrai a sorte.

PRATA
Energia: receptora
Planeta: Lua
Elemento: Água
Divindades: Ísis, Diana, Luna, Selene, Lucina; todas as deusas da Lua e da noite
Pedras associadas: esmeralda, pérola, jade, lápis-lazúli
Poderes: invocação, amor, sensitividade, sonhos, paz, proteção, viagem, dinheiro
Saber e ritual mágico: A prata é o metal da Lua. Por ser encontrada na forma pura, era um dos melhores metais a ser usado pelo homem. Sua beleza e escassez fizeram com que fosse empregada em imagens divinas e em peças de oferenda. A prata também constitui um amuleto protetor popular. Na China, as crianças pequenas são protegidas por medalhões de prata usados ao redor do pescoço. Os noivos franceses prestes a se casar, protegem-se com uma corrente de prata. A idéia de que balas de prata destroem vampiros e lobisomens espalhou-se por meio da literatura moderna e do cinema. É o metal das emoções, do mundo psíquico, do amor e da cura.
Usos mágicos: Joias de prata ou pedras energizadas, como esmeraldas, pérolas, jade ou lápis-lazúli, incrustadas em anéis de prata, são usados para atrair o amor. Pode-se também gravar o símbolo da Vênus em um pequeno disco de prata. Põe-se uma vela cor-de-rosa sobre o disco e acende-se, visualizando o amor entrando em sua vida. Porque a prata é ligada às emoções, há pessoas que se sentem fatigadas ou emocionalmente acabrunhadas se a usarem durante a Lua Cheia. A prata também é um metal que influencia o psíquico. Quando usada, estimula a percepção extra-sensorial enquanto aquieta a mente consciente. Muitos sensitivos usam constantemente a prata para evocarem mais facilmente o subconsciente.

OBS – O uso de metais,assim como as pedras ,alteram nosso campo magnético e promovem mudanças em nós,só que de uma forma mais intensa,porque suas energias são magnéticas,e sua força não e contida igual dos cristal.Os metais tem sua energia a ‘flor da pele’,e assim agem de uma forma bem diferente,porque os cristais tendo suas energias contidas precisam de ajuda para serem liberadas,mas os metais não precisam de visualizações nem de rituais para poder criar campos mentais para se protegerem para se liberar suas energias,suas energias já estão soltas, não são sistemas de camisa-de-força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário